quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Questões sobre leitura de texto de divulgação científica e de resumo

Os exercícios a seguir objetivam avaliar a compreensão leitora e a produção de resumo de alunos do ensino médio ou superior. No caso da leitura, espera-se que o aluno seja capaz de identificar elementos bibliográficos do texto, sua estrutura, bem como algumas questões de enunciação que envolvem o gênero textual dado (marcas de autoria, uso de determinado modo verbal).

O texto em que se baseiam as questões está disponível em

1 - Coloque V ou F conforme as declarações sobre o texto sejam Verdadeiras ou Falsas:

a) O texto é de autoria desconhecida ou não informada.
b) O texto foi publicado na data de 08/04/2010.
c) A linguagem usada no texto segue a norma culta do português.
d) A linguagem usada no texto apresenta jargão técnico.
e) O texto apresenta duas partes: uma sobre a pesquisa de cientistas da França; outra sobre comentários de cientista da Universidade de Stanford.
f) Não se pode obsevar marcas de subjetividade nos comentários de Sonnenburg, que são bastante técnicos.
g) De acordo com o texto, deve-se comer alimentos processados de forma higiênica para evitar infecções por bactérias intestinais.
h) O artigo comentado pela Agência FAPESP está disponível em: http://www.agencia.fapesp.br/materia/12007/bacterias-que-gostam-de-sushi.htm
i) Observa-se a ocorrência de termo estrangeiro em “sushi”.
j) Sonnenburg considera como fato certo que a adaptação da microbiota acompanhou as mudanças dietárias ocorridas durante a história humana.

2 – Corrija as declarações falsas, justificando suas respostas com elementos do texto.

3 – Identifique três problemas diferentes no resumo abaixo, feito de parte do texto. Justifique suas respostas.

Um grupo bem numeroso de pesquisadores da França sacou o seguinte: existem enzimas que digerem carboidratos de uma bactéria marinha que se alimenta de algas. O incrível é que os genes que codificam essas enzimas foram encontrados no intestino humano.
Segundo o estudo, microrganismos marinhos que vivem em algas transmitiram genes para a microbiota intestinal de humanos, mas apenas de alguns. Os genes foram encontrados em indivíduos japoneses, mas não em norte-americanos. O motivo? O consumo de algas conhecidas como nori (Porphyra spp.), que costumam envolver os delicados sushis, um dos itens mais tradicionais da culinária japonesa.
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Registre aqui suas impressões ou dúvidas relacionadas ao tema.