sábado, 28 de abril de 2012

Dica para coceira no ouvido


Coceira dentro do ouvido costuma ser sinal de otite (inflamação do ouvido externo). Isso ocorre, muitas vezes, devido à umidade ou ao uso de conetes que acabam retirando a cera que protege os ouvidos. É comum em nadadores e em pessoas que transpiram muito na cabeça. Também é frequente a coceira no ouvido de pessoas que sofrem de rinite (problema alérgico no nariz). A umidade presente no ouvido facilita a infecção por bactérias e fungos.

Essa coceira dentro do ouvido pode ser aliviada com o uso de um remédio caseiro: o vinagre branco. Aplique o vinagre da seguinte forma:

1) Vire a cabeça para o lado direito ou esquerdo e, com um conta-gotas ou chumaço de algodão, pingue algumas gotas de vinagre branco dentro do ouvido.
2) Aperte e solte a entrada do ouvido com o dedo, para que saia o ar e o vinagre entre no duto do ouvido (haverá uma sensação de que o canal se abriu);
3) Pingue mais algumas gotas e mantenha a cabeça na posição indicada, por cerca de 5 minutos;
4) Levante a cabeça e deixar o vinagre sair naturalmente.
5) Repita o procedimento no outro ouvido.

Esse tratamento pode ser feito 3 vezes por dia.

ATENÇÃO

Não há problema no uso do vinagre se o ouvido está machucado. O que não se deve fazer é introduzir objetos ou unha para coçar. Isso pode provocar infecção.

Não se deve fazer uso de cotonete, pois isso pode provocar infecções sucessivas. Veja orientações clicando aqui

Quem sofre de rinite crônica, vai viver com coceira, assim como com coriza no nariz. Toda vez que dá crise de rinite esses sintomas aparecem. Nessa hora, só o uso de antialérgico para a rinite pode resolver o problema.

Se a coceira persistir, procure um médico.

Comentários
9 Comentários

9 comentários:

  1. é somente o vinagre ou tem que misturar com agua

    ResponderExcluir
  2. tenho uma coceira insuportável no meu ouvido,o vinagre é usado puro ou mistura com um pouco de agua?

    ResponderExcluir
  3. O ácido do vinagre é que extermina fungos que causam coceira. Para que serviria misturar água, se justamente os fungos se proliferam devido à umidade dentro do ouvido?

    ResponderExcluir
  4. obrigado por responder,usei o vinagre e diminui muito a coceira,posso usar durante quantos dias?

    ResponderExcluir
  5. comeceia usar e melhorou muito mesmo,quanto tempo devo usar usando 3 vezes por dia.obg por respoder a antiga pergunta.

    ResponderExcluir
  6. Não canso de coçar o ouvido. Hoje em dia sequer sai muita cera, quase nada na verdade. Até pesquisar coisas para coçar (literalmente coçar e não limpar) melhor o ouvido eu já procurei. Tô desesperado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com uma otite, meu ouvido já não doi mas tenho uma comichão insuportável, e se coçar gaz me doer. Tenho de coçar o ouvido por fora e com cuidado, mas é uma comichão desesperante mesmo. Será que o vinagre não fará mal, sendo que o meu ouvido ainda deve estar meio doente?

      Excluir
  7. Olá, boa noite. Estive com otite, terminei hj mesmo o anti biotico, mas sinto que o meu ouvido ainda não está curado, ainda não posso mexer muito que doí. O problema é que tenho uma comichão insuportável agora, é desesperante mesmo e eu não posso coçar que doi. Acham que o vinagre não faz mal, sendo k ainda não tenho o ouvido curado totalmente? Como não se deve deixar entrar água, tenho medo k o vinagre também não seja mt bom. Só que já estou a começar a desesperar com tal comichão no ouvido, não sei o k fazer.
    Ajudem-me…

    ResponderExcluir
  8. Comichão crônica orelhas?
    Eu fico curado com um produto vegetal natural: Oplantamednaturo.
    Eu tive coceira ouvidos e problemas crônicos ouvidos, por muitos anos (15 +).
    Eu usei Oplantamednaturo.
    Curado em 2-3 dias.
    Funciona muito bem para mim.

    ResponderExcluir

Registre aqui suas impressões ou dúvidas relacionadas ao tema.