domingo, 22 de julho de 2012

Remédio natural para irritação ou inflamação nos olhos


A água de rosas é um antigo remédio natural de eficácia contra vários tipos de problemas nos olhos e pálpebras. Produz alívio e cura de conjuntivite, terçol, irritação, coceira, edema (inchaço), hematoma (olho roxo) devido a pancada, “vista cansada”. Além disso, seu uso produz um efeito estético: deixa os olhos brilhantes.

O tratamento com água de rosas pode ser feito por adultos, crianças e animais domésticos, como cães e gatos. Não existem contraindicações, como no caso dos colírios, que estreitam os vasos para que o sangue não se acumule nas áreas inflamadas. Os colírios não curam as inflamações, apenas aliviam a dor ou irritação, além disso, por serem vasoconstritores, podem produzir efeitos colaterais. Por essa razão, devem ser indicados por um médico.

A água de rosas age fazendo o sangue circular, eliminando a inflamação. Por isso, ela serve, inclusive, para eliminar manchas roxas (hematomas) da região do supercílio, para desmanchar bolsas (edemas) das pálpebras e para eliminar olheiras. 

Antigamente a água de rosas era vendida nas farmácias comuns e tinha preço bem módico. Nos dias de hoje, esse produto deve ser adquirido numa farmácia de manipulação e/ou de remédios homeopáticos. Faça uma busca na internet ou na lista telefônica, para encontrar uma farmácia próxima na sua cidade.

Atenção: Não confunda água de rosas com leite de rosas (que é um produto alcoólico, usado na limpeza de pele e nocivo para os olhos). Também não use preparados caseiros, que provavelmente não surtirão efeito. A água de rosas deve ser manipulada por um farmacêutico.

Modo de usar

Basta pingar uma gotinha em cada olho. Se o olho está mal, arde a valer por uns segundos, mas depois vem uma doce sensação de alívio e de frescor. Pode-se pingar várias vezes ao dia, se necessário.

Nos casos de conjuntivite muito intensa (epidêmica), que não se cura em tempo breve, deve-se fazer também uso de colírio com antibiótico, indicado por um médico.

Para deixar os olhos brilhantes e com a aparência descansada (inclusive, eliminando olheiras), coloque uma rodela de algodão embebido na água de rosas sobre as pálpebras, durante 20 a 30 minutos.